sábado, 11 de janeiro de 2014

A ARTE DE SER DJ

Ser DJ é definitivamente uma arte. Escolher um repertório e mixar as músicas com o objetivo de agitar uma pista lotada de gente, não é tarefa para qualquer um. Muito mais que gostar de música, o DJ deve absorver a essência de um trabalho musical para então promover uma mistura interessante. Para isso, aqueles que desejam torna-se um DJ podem iniciar a trajetória em um curso próprio para a formação desses profissionais.
Nos cursos, logo de cara os alunos aprendem mais sobre os aparelhos que cercam a rotina de um DJ. “O primeiro módulo ensina a fazer mixagem com o disco de vinil, com o CD e como ligar os equipamentos”, conta Lisa Bueno, DJ e professora da escola e-DJs, que fica no centro de São Paulo.

Lisa explica que para ser DJ não importa a idade. Se antes eram os jovens o público principal, hoje as idades variam muito. Os alunos vão de adolescentes, que geralmente são muito ligados em música, até vovôs e vovós. “Para a aula, eles trazem seus discos de vinil antigos que têm músicas que eles gostam muito”, conta.
E como tudo na vida requer prática, com os DJs não seria diferente. Para aprimorar a técnica e fazer efeitos ainda mais bacanas, os cursos oferecem módulos mais avançados. Lisa conta que a tecnologia foi uma grande aliada deste profissional que não precisa mais carregar uma grande parafernália para onde for. Os controladores, que são os simuladores dos toca-discos e dos tocadores de CDs, contribuíram para facilitar o trabalho do DJ que só precisa de um notebook com as músicas e o controlador para agitar uma festa. Quem não souber usar as novas ferramentas, estará desatualizado.
E para entrar no mercado de DJs, Lisa indica alguns caminhos. Um deles passa pela produção de um kit com três itens básicos. “Precisa ter um setlist [uma seleção de músicas] mixado de uma hora de duração, uma foto e um release [um texto que fala um pouco do trabalho do profissional] para ser entregue nas casas noturnas”. Para turbinar a divulgação do DJ em início de carreira, outra arma muito eficaz é a internet. Postar fotos e falar do seu trabalho no Facebook ajuda na divulgação entre os amigos. Outra forma de mostrar o seu trabalho completo é usar o site Soundcloud, que é o Facebook dos DJs, onde dá para postar foto, músicas e vídeos com as performances. A partir daí é fazer contatos, mostrar o diferencial e bombar nas pistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário